Toledo

Toledo, cidade mineira do extremo sul de Minas .

História O primitivo povoado de Campanha de Toledo fazia parte da região descoberta por Simão de Toledo Piza, permanecendo como território de litígio entre as Capitanias de São Paulo e Minas Gerais. Devido a esse fato, ficou estabelecido que, à margem esquerda do Rio Camanducaia, porção sul, ficaram as minas sob jurisdição de São Paulo e, pelo norte, sob jurisdição de Minas Gerais. Em 1841, foi erguida a capela de São José e, dez anos mais tarde, o povoado formado, passa à categoria de distrito, pertencendo primeiramente, ao município de Camanducaia e, posteriormente, à Extrema. O Município recebeu os nomes de Campanha de Toledo, São José de Toledo e finalmente TOLEDO. Sua Emancipação política ocorreu em 27/12/1953. TOLEDO, pertence à Comarca de Extrema-MG. Sua economia estava voltada na agricultura, por um longo período o que teve a maior produção foi a batatinha inglesa. Há alguns anos essa realidade mudou e hoje encontramos uma maior diversidade de produção como: mandioquinha, abobrinha, brócolis, etc. A atual administração tem focado no desenvolvimento turístico do município. Fez aquisição de um terreno para construção de um Parque de Eventos, com local pra prática de esportes como: caminhada, pista para MotoCross, arena para festa do peão e demais festas regionais e culturais, quadras, etc. Espaço com infraestrutura para gastronomia, lago com atrativos como pedalinho. Além disso, a prefeitura com o apoio do governo estadual e federal esta elaborando um roteiro turístico para ofertar aos visitantes e também aos munícipes. Já pavimentou quase 50% da área rural em torno de alguns atrativos naturais como é o caso das cachoeiras, para facilitar o acesso. E em breve o município vai ofertar este roteiro de atrativos naturais, entre eles as 16 cachoeiras existentes e o Parque de Eventos com o que há de mais aconchegante, belo e gostoso para o descanso e lazer dos visitantes.

Sobre o Portal

Este portal foi desenvolvido pela Administração 2021-2024, para atender as Leis de Acesso à Informação e Transparência. É mais um canal de integração com o Cidadão.

:: CNPJ 18.677.617/0001-01

Atendimento de segunda a sexta

Horário: 08:00 - 12:00 / 13:00 - 17:00
Email: gabinete@toledo.mg.gov.br